BOMBINHAS - SC 

 

 >"SOBRE BOMBINHAS"

 

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. Localizada no extremo leste da península de Porto Belo, única do Sul do Brasil, Bombinhas está a menos de 1 hora de Florianópolis e Navegantes, cidades dos principais aeroportos do litoral catarinense. O acesso rodoviário é feito através da BR101, duplicada, permitindo uma viagem rápida e tranqüila.
As principais atividades econômicas de Bombinhas são, em primeiro lugar o turismo, seguida da maricultura, com a criação de mariscos e ostras, e da pesca artesanal.
Devido ao encontro de diversas correntes marinhas nessa região, a quantidade de peixes e outros organismos marinhos é bastante elevada, permitindo uma pesca farta.
 

Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, Bombinhas se destaca pela hospitalidade de seu povo, e pela grande diversidade paisagística, formada por praias, costões, pequenos córregos e ribeirões, e a exuberante mata atlântica. Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranqüilidade durante as suas férias.
Apesar de seu rápido desenvolvimento urbano, o município mantém a sua característica de local bucólico e aconchegante, preservando a qualidade de vida da população local e visitantes.
 

Colonizada por imigrantes açorianos no século XVIII, ainda hoje seus descendentes mantém vivos os seus costumes e tradições na dança do pau de fita, no artesanato, na tapeçaria e no folclore.
Bombinhas é considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil. As praias mais conhecidas são Bombas, Bombinhas, 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros, permitindo a prática de diversos esportes náuticos, como surf e windsurf. Para os amantes do mergulho, Bombinhas oferece diversas operadoras e escolas de mergulho com certificado internacional.  Com excelente infra-estrutura em hotéis e pousadas, e também ótimas opções em restaurantes, bares, e entretenimento, Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior, que vêm em busca do seu mar cor de esmeralda, e de suas 22 praias maravilhosas, emolduradas pelo verde da mata atlântica.
 

A gastronomia típica de Bombinhas é farta e saborosa. Seus pratos com frutos do mar são simples, mas ricos em sabores e aromas. Por ser um centro de criação de mariscos e ostras e com uma pesca abundante, Bombinhas garante aos seus pratos um toque especial e um sabor inigualável. Seus restaurantes são excelentes, e dispõem de uma repleta variedade em especialidades da região.  Em Bombinhas você poderá encontrar os melhores locais com opções diversificadas para desfrutar de momentos de prazer e boa mesa.

 

 

 "PONTOS TURÍSTICOS"

O município dispõe de três Unidades de Conservação: Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas sobre trilhas que foram construídas pelos antigos moradores na floresta, sendo possível a prática do ecoturismo através da percepção ambiental e turismo de observação ornitológica em plena Mata Atlântica.

MORRO DO MACACO

Localizada na Praia de Canto Grande, esta trilha nos conduz ao alto do morro do macaco, à aproximadamente 250m de altitude, proporcionando em seu cume uma visão de 360° de toda a península de Bombinhas e de todas as ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

O morro é reduto de uma das mais famosas e belas orquídeas brasileiras, a Laelia purpurata, eleita como símbolo de Santa Catarina.
A trilha dispõe de corrimões de auxílio, passarelas de acesso sobre as calhas naturais e sinalização de conscientização de preservação a natureza. O local oferece ainda salto de parapente, rapel e escalad.


COSTEIRA DE ZIMBROS

Praia do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, respectivamente localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros, o acesso só é possível através da trilha. Durante a caminhada pode-se conhecer um pouco mais do processo de ocupação da península que deu origem ao município, rolar nas areias da Praia Triste e tomar banho na cachoeira que de triste só tem o nome.


GALHETA

Extensa área de mata atlântica preservada no costão esquerdo da praia de Bombas. As trilhas do parque são ideais para a observação da flora e fauna locais.


TRILHA DA TAINHA

Localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco, seu percurso tem duração de três horas. É uma trilha que beira o costão e passa por trechos diferenciados, como Mata Atlântica, gruta e córregos. Desta trilha pode ser observado o cultivo de marisco localizado no mar de Canto Grande. O destino final é a Praia da Tainha, um refúgio no meio da natureza.

 

 

TRILHA 4 ILHAS:

Esta trilha margeia a costa entre as praias de Quatro Ilhas e Mariscal, com um visual belíssimo nos leva até a agreste e quase desconhecida praia do caeté.

TRILHA DA GALHETA:

Localizada no Parque Municipal da Galheta, uma das três Unidades de Conservação do Município de Bombinhas. Seu principal atrativo é a vegetação exuberante, além do banho de mar na Praia da Galheta. Seu percurso tem duração de três horas.

TRILHA COSTEIRA E ZIMBROS:

O maior desafio entre as trilhas do município, é a trilha Costeira de Zimbros, que leva a 4 praias praticamente desertas (Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha).
Seu percurso é de seis horas, e no caminho pode-se encontrar cachoeiras, como a cachoeira da praia Triste com quedas de 2 metros de altura e duas piscinas naturais e lagoas em pleno contato com a Mata Atlântica.


 

 

O percurso pode ser encurtado, fazendo até a segunda ou terceira praia.

Todos os roteiros possuem guias capacitados pela prefeitura de Bombinhas.

 

Belezas Naturais: Parques, Reservas e Mirantes

tamar-tartaruga

Fonte da Foto: tamar.org.br

 

Criado em 12 de março de 1990, através do decreto federal nº 9.9142/90, com o objetivo de preservar a biodiversidade local. É formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e a Pedra Nocetti.
Com 17.800 hectares, localiza-se a apenas 7km de Bombinhas. A reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.

 

Parque Municipal do Morro do Macaco

Localiza-se no bairro de Canto Grande, a aproximadamente 153 metros de altitude, com acesso por uma trilha panorâmica.
Do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as enseadas do Mariscal e Zimbros. Faz parte do parque, a Ilha do Macuco, área de águas calmas bastante apreciada por mergulhadores e pescadores amadores.
O morro é um reduto de uma das mais famosas e belas orquídeas brasileiras, a Laelia purpurata, eleita como símbolo de Santa Catarina.
O local é propício para saltos de vôo livre e paraglider, que aliam aventura ao lindo visual do local.

Mirante Eco 360º

O Mirante Eco 360º no acesso à praia da Tainha, proporciona o visual mais panorâmico do município. O acesso, de carro, é obtido pelas praias de Canto Grande e Conceição, exigindo atenção em dias de chuva.

Parque Municipal da Galheta

Importante área remanescente de Mata Atlântica, de rica biodiversidade e paisagem. No parque há uma trilha ecológica que leva até a praia da Galheta.

 

As Praias

As mais procuradas pelo turismo são: Praia de Bombinhas, Praia de Bombas, Praia do Ribeiro, Praia de Quatro Ilhas, Praia do Mariscal, Praia Canto Grande, Lagoinha, Sepultura, do Biguá, Praia dos Ingleses.

Outras praias para conhecer e desfrutar são: Galheta, Prainha, Praia do Embrulho, Praia do Caeté, do Atalaia, Conceição, da Tainha, Porto da Vó, Canto Grande de Dentro, Morrinhos, Zimbros, Triste, do Cardoso, Vermelha, da Lagoa, do Cantinho.

 

Praia de Atalaia

Também é muito visitada por quem visita a praia do mariscal, isso porque as duas praias são separadas apenas por algumas pedras.

Onde dormir:
na praia há uma pousada e um camping.

Como chegar:
Situada entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal, tem acesso pela praia do Mariscal ou pela pousada.

 

Praia de Bombas

 

Praia de mar aberto e de águas límpidas, com algumas ondas, é ótima para o banho e em alguns pontos ideal para a prática do surf. Também é excelente para o mergulho e para a pesca esportiva.

Outra opção é caminhada pelas trilhas do costão esquerdo até a praia da Galheta.

Possui 2 km de extensão, com uma grande faixa de areias brancas e finas.

Onde comer:
possui ótimos restaurantes a beira-mar.

Onde dormir:
a praia dispõe de casas de aluguel, hotéis, pousadas, área de camping.

Como chegar:
Localiza-se na entrada do município, após descida do morro que divide Porto Belo e Bombinhas.

 

Praia de Bombinhas

 

Com cerca de 1km de extensão, suas águas são quentes e cristalinas, fazendo do banho de mar e do mergulho livre seus maiores atrativos. Suas águas também são ideiais para a prática de esportes aquáticos, como caiaque.

A praia possui ótima infra-estrutura, dispondo de várias operadoras de mergulho que oferecem aulas e saídas de barcos para o mergulho.

Onde comer:
Existem diversos bares e restaurantes na beira da praia.

Onde dormir:
A praia oferece uma grande opção de pousadas, hotéis e casas de aluguel.

Como chegar:
Seguir pela estrada geral da praia de Bombas, sentido sul.

 

Praia do Canto Grande

Separadas por uma estreita faixa de terra, Canto Grande é formada por duas praias: Praia do Mar de Dentro e Praia do Mar de Fora.

A Praia do Mar de Dentro localiza-se ao lado da enseada de Zimbros. É uma baía de mar calmo, propícia para crianças e para a prática de esportes náuticos como o windsurf, jet-ski.
Na praia funciona uma cooperativa onde maricultores fazem o beneficiamento do marisco para exportação.

A Praia do Mar de Fora situa-se no lado leste, de mar aberto e boas ondas, é propícia para o banho de mar, pesca esportiva e surf.
Nos meses de julho e agosto, suas águas servem de refúgio para as baleias que migram da Antártida.

Na praia do Canto Grande há uma trilha panorâmica que leva ao alto do Morro do Macaco, com aproximadamente 250 metros de altitude.

Onde comer:
A praia possui bares e restaurantes

Como chegar:
Seguir pela estrada que corta o morro que liga a praia de Bombas a próximo a praia de Zimbros.

 

Praia do Cardoso

 

De águas calmas e cristalinas, é a primeira das 4 praias que compõem a trilha costeira de Zimbros.

Com cerca de 130 metros de extensão, de suas areias é possível avistar criadouros de marisco.

Como chegar:
Seu acesso é pelo costão da praia de Zimbros, através de trilha ou através de barco, alugado com os pescadores da localidade.

 

Praia da Conceição

 

Com aproximadamente 100 metros de extensão, a praia de águas cristalinas é ideal para o banho e para o mergulho. No canto direito de seu costão há piscinas naturais com mar tranqüilo e seguro, próprio para crianças.

Na praia da Conceição fica o início da estrada que dá acesso a praia da Tainha.

Onde comer:
há restaurantes e petiscarias

Como chegar:
Seu acesso é pelas areias da praia de Canto Grande.

 

Praia de Mariscal

De grande extensão, com aproximadamente 4km de areias brancas, a praia do Mariscal possui mar agitado com muitas ondas e uma água cristalina.
A beleza do lugar é realçada pelo verde que a contorna nas suas encostas.

É bastante procurada por surfistas, devido suas ondas, propícias para este esporte.

No outono e no inverno, a praia é propícia para a prática da pesca do arremesso.

Onde comer:
Há restaurantes e bares

Onde dormir:
A praia possui algumas pousadas e hoteis.

Como chegar:
Partindo da praia de Bombas, seguir as placas indicativas.

 

Praia do Retiro dos Padres

Com cerca de 260 metros de extensão, é bastante procurada por campistas.

Suas águas são calmas, límpidas e cristalinas, em tom verde. Protegida por morro, suas areias são finas com búzios, formando um cenário paradisíaco.

Seu nome deve-se ao fato de na década de 60, padres salesianos terem construído uma casa de retiro no local.

Retiro dos Padres é ideal para a prática do mergulho, a pesca esportiva e para um banho de mar. E principalmente para aqueles que buscam sossego e um contato próximo a natureza.

Vale a pena conhecer este pedaço do paraíso.

Onde dormir:
A praia possui um camping com cabanas e restaurante.

Como chegar:
Seu acesso se dá ao final da praia de Bombinhas, através de uma rua estreita. Na bifurcação, seguir a direita.

 

Praia de Quatro Ilhas

Outro atrativo da praia é a pesca esportiva.

Próximo as areias da praia há o monumento Cruz de 4 Ilhas, onde todos os anos, no dia 03 de maio (data que segundo a lenda foi quando a cruz surgiu na praia) é oferecido flores para agradecer a pesca.

A origem de seu nome deve-se ao fato de em duas areias poder avistar-se as ilhas que compõem a Reserva Marinha do Arvoredo: Galé, Deserta, Macuco e do Arvoredo.

Onde comer:
Há restaurantes e bares

Onde dormir:
A praia possui algumas pousadas e um camping.

Como chegar:
Para chegar a praia siga até o final da estrada geral de Bombinhas, tomando-se o acesso a direita. Siga as placas indicativas.

 

Praia do Ribeiro

 

Reservada, quase agreste, a praia contrasta com a agitação de suas praias vizinhas. É um recanto para quem procura sossego e contato com a natureza, livre da agitação das grandes praias, sem afastar-se dos grandes centros.

Com cerca de 120 metros de extensão, é ideal para a prática do mergulho com snorkel.

A praia atualmente não possui infra-estrutura.

Como chegar:
O seu acesso se dá ao final da avenida principal de Bombas, ou através de trilhas pelos costões de Bombas e Bombinhas.

 

 

Praia da Sepultura

 

Com cerca de 100 metros de extensão de areias finas e macias, Sepultura é cercada de muito verde.

Suas águas límpidas são ideais para a prática do mergulho e para banho de mar.

Como chegar:
Seu acesso se dá por uma pequena trilha, com um pequeno trecho de estrada a pe.

 

 

Praia da Tainha

Está localizada no extremo sul do município, num local de difícil acesso.

A praia é pouco freqüentada, possuindo uma pequena vila, constituída de cabanas construídas principalmente por turistas.

Suas águas extremamente limpas são ideais para o banho e o mergulho.

A tranqüilidade, sua localização e beleza, fazem desta praia um refúgio para quem procura sossego, longe da agitação dos grandes centros.

No topo do morro que dá acesso a praia, localiza-se o Mirante Eco 360º, onde é possível ter um visual panorâmico do município.

Não há nenhum tipo de comércio na praia.

Como chegar:
Para chegar até a praia deve-se subir um morro íngreme com acesso pela praia da Conceição. A estrada de acesso é de chão, sendo assim, deve-se evitar transita-la em dias de chuva, pois torna-se intransitável.

 

Praia de Zimbros

Suas águas são mansas e suas areias bastante finas. É ideal para o banho e a pesca.

Uma de suas principais características são os barcos de pescadores artesanais que enfeitam sua orla.

No seu costão de Mata Atlântica estão localizadas as praias desertas do município, Lagoa, Cardoso, Vermelha e Triste.

Onde comer:
A praia possui alguns restaurantes.

Onde dormir:
A praia possui algumas pousadas.

Como chegar:
O caminho se dá a partir da praia de Bombas, Zimbros localiza-se ao final da avenida que é completamente asfaltada.