Dicas - Acampamento:

 

Escolhendo o local


O local onde a barraca será armada deve ter a superfície regular, plana e elevada, para evitar alagamento em caso de chuva (um caos!). É uma boa coisa perguntar a alguém que conheça o terreno, de preferência o guarda do camping (nem sempre confiável). O terreno deve ser permeável, de preferência gramado ou areia, pois os terrenos de terra tendem a ser menos permeáveis, além de sujarem mais a barraca.

Evite as imediações de árvores, pois em caso de chuva e vento a queda de galhos ou frutos pode danificar a barraca ou a cabeça de alguém.

 

  Montando o acampamento

    Uma vez escolhido o local, monte a barraca. Note que a barraca possui duas partes principais: o quarto (parte de baixo) e o toldo (parte de fora). Tanto o quarto quanto o toldo possuem em seus lados e extremidades tirantes e argolas, para fixação com estacas metálicas.

    • Se a barraca for do tipo Bangalô, arme a ferragem e encaixe a lona por cima, pendurando os quartos na ferragem pelo lado de dentro.
    • No caso do tipo Canadense, monta-se a ferragem e pendura-se o quarto, cobrindo com a lona em seguida. Em alguns modelos menores a armação pode ir por dentro do quarto.
    • As barracas do tipo Iglu são montadas estendendo-se o quarto no chão e encaixando as varetas de sustentação, introduzindo-as na bainha do tecido do quarto. Assim a barraca vai se elevando. Alguns modelos são constituídos por um compartimento único e impermeável (não têm quarto e toldo separados).

    Em seguida posicione as estacas metálicas que acompanham a barraca nas extremidades do quarto e do toldo, nos tirantes da barraca, deixando bem esticado, porém sem forçar o tecido da barraca.

    Embora alguns modelos de barracas sejam feitos com tecidos impermeáveis, a maioria é fabricada em tecido permeável. Assim, em caso de chuva, o toldo (parte de fora) fica encharcado de água. Se o toldo formar bolsões ou encostar no quarto (parte de dentro) haverá passagem de água para o interior da barraca, o que é muito desagradável. Por isso o toldo deve estar bem esticado, não devendo haver pontos de contato entre o toldo e o quarto. Pode-se colocar um pedaço de cabo de nylon ou sisal entre a estaca e o tirante da barraca, como uma extensão. Assim, a estaca será fixada mais longe da barraca, mantendo o toldo mais afastado do quarto.

    Estacas curtas prestam-se para terreno firme. Se a barraca for montada em terreno arenoso o melhor são estacas mais longas (30 cm ou mais).

    Uma vez armada a barraca, pode-se fazer uma canaleta em toda a sua volta, para evitar que a água da chuva entre na barraca, caso haja formação de poças. Se possível essa canaleta deve ser feita na área sob o toldo, ao lado do quarto.